Com apenas oito deputados federais, Mato Grosso tem uma representação muito menor em comparação a estados como São Paulo, que conta com 70 parlamentares, e Minas Gerais, com 53. Essa disparidade torna mais desafiadora a tarefa de garantir protagonismo no Congresso Nacional. Diante desse cenário, a presença do deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) no colegiado de vice-líderes do governo na Câmara se torna um diferencial estratégico para fortalecer a voz do estado em Brasília.
Pinheiro Neto reforça a importância dessa posição para Mato Grosso. “A presença semanal na articulação política faz uma diferença muito grande. Estamos trazendo mais de R$ 60 milhões do novo PAC para Mato Grosso e viabilizando obras essenciais, como a pavimentação da BR-158 no entroncamento com a BR-242, uma demanda histórica para municípios como Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista e Porto Alegre do Norte”, afirmou.
Segundo o parlamentar, esse avanço só foi possível graças à articulação com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente do Incra, Valdir Barranco, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Além da infraestrutura, Emanuelzinho destacou que a interlocução com o Governo Federal tem garantido recursos fundamentais para áreas prioritárias, como os R$ 71 milhões destinados à saúde dos mato-grossenses.
“Essa função nos permite colocar Mato Grosso como prioridade para o presidente Lula e sua equipe de governo”, reforçou o parlamentar. Com essa ponte direta entre o estado e Brasília, Emanuelzinho segue articulando investimentos e avanços para Mato Grosso, fortalecendo a presença do estado no cenário nacional.