Sempre questionei essa lógica comum de que a redução total de gastos no legislativo é sinônimo de um bom trabalho. Afinal, para que um projeto de lei seja aprovado, é preciso pessoal para fazer estudos, levantar dados, redigir e acompanhar o andamento de cada proposição, além de divulgar essas ações e fazer com que a população tenha conhecimento de tudo o que está sendo feito.
Não podemos esquecer dos esforços que o gabinete também empenha em ações de acompanhamento da vida dos municípios e compreensão das necessidades da população de cada região. Só assim é possível direcionar emendas e recursos que buscamos em diferentes ministérios ao longo do ano para as cidades mato-grossenses.
Sabendo disso, de toda essa rede de profissionais que se faz necessária para a execução de um bom trabalho, fica mais fácil entender que quando um deputado ou qualquer outro político se baseia no “corte de gastos” puro e simples, é possível que algo esteja ficando para trás.
Você pode estar se perguntando se eu digo tudo isso com alguma motivação pessoal, e posso afirmar que não. Agora, em meu quinto ano como deputado federal, apresento um dos menores gastos quando comparado aos demais deputados do estado e considero esse resultado fruto da compreensão do que é prioridade e também da maior proximidade com a nossa gente.
Não posso negar que fico feliz em, cada vez mais, reduzir os gastos do gabinete sem perder a qualidade das nossas entregas e a capacidade de alcançar cada vez mais brasileiros com as ações do mandato. Da defesa dos direitos de pescadores e ribeirinhos de MT à aprovação da cobrança de impostos dos bilionários que antes eram protegidos, o trabalho continua e o compromisso com cada um que depositou um voto de confiança em mim segue o mesmo.
Compartilho esses pensamentos com você na intenção de provocar uma reflexão sobre a forma com que tem acompanhado o trabalho dos parlamentares que te representam e, principalmente, sobre o que realmente é importante estar em foco quando o assunto são as mudanças que eles – e eu me incluo nesta lista – podem trazer para a sua vida.