No fim da noite da última sexta-feira (24), o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), participou de um podcast um pouco diferente dos que está acostumado a conceder entrevistas. O Tudo Menos Política é conhecido por sua irreverência e total liberdade na abordagem de temas, e foi isso o que pudemos acompanhar no bate-papo entre Emanuelzinho e os apresentadores Rafaell Millas e Vinicius de Carvalho.
Ao podcast, o parlamentar em segundo mandato contou sobre o período em que cogitou se tornar padre, participando até mesmo de um retiro vocacional da Igreja Católica em Cuiabá. Segundo ele, seu maior medo era contar seu desejo aos pais que, quando receberam a notícia, deram todo o apoio aos planos do filho primogênito.
Após um contato mais profundo com a política durante a campanha de 2016, em que seu pai concorreu ao cargo de prefeito de Cuiabá, o deputado mato-grossense afirmou que ao viver a experiência de andar por todos os cantos da cidade, interagir com lideranças comunitárias e ver de perto as necessidades do povo, enxergou ali uma nova vocação, um novo chamado, e acabou desistindo do plano da batina.
Ainda sobre um lado pouco conhecido pelo seu eleitorado e também pelo público em geral, Emanuel Pinheiro Neto falou sobre seu gosto musical e literário. Contou sobre o episódio em que ele e seu pai ouviram a mesma música de Elvis Presley durante uma viagem longa pelo estado e em como essa referência fez com que se apaixonasse pela vida e pela obra do cantor norte-americano. Para a surpresa dos presentes, dentre os livros que o deputado está lendo atualmente, está Alice no País das Maravilhas, clássico de Lewis Carroll, famoso na literatura infantil.
“Eu sou muito fã do John Lennon e uma afirmação que ele costumava fazer é que queria ter feito duas coisas: ter sido Elvis Presley e escrito Alice no País das Maravilhas. Isso sempre me deixou curioso para ler essa obra com um olhar diferente e um dia no aeroporto resolvi comprar”, comentou o parlamentar.
Apesar de contrariar o nome do programa, a pauta política foi também bastante abordada no episódio que durou quase três horas. Emanuelzinho falou sobre seu bom relacionamento com os demais deputados do estado que, apesar de militarem em campos políticos distintos, mantêm uma boa relação e o respeito. O parlamentar criticou o formato que muitos de seus pares adotam quando o assunto é a produção legislativa. Segundo ele, muitos só querem gravar falas de efeito para repercutir nas redes e em suas bolhas, enquanto deixam o debate do que importa para o Brasil e para a vida das pessoas em segundo plano.
Adentrando na pauta econômica, que tem sido um dos focos de sua atuação nesta legislatura, Emanuel Pinheiro Neto demonstrou bastante conhecimento sobre o tema ao falar sobre a necessidade da redução da taxa de juros e de seu papel político, da importância de se considerar a história do Brasil ao fazer comparações com outros países e modelos de gestão econômica, além de trazer uma análise sobre a atuação de Getúlio Vargas e JK no desenvolvimento do país.
Não podia ter ficado de fora da conversa as polêmicas que envolvem o nome do seu pai e prefeito da capital, Emanuel Pinheiro. O parlamentar foi firme em apontar a perseguição do governador Mauro Mendes, denunciar inconsistências nas operações realizadas, no tratamento dos escândalos que impactam o governo e seus membros, além de colocar a abertura de seu sigilo bancário à disposição.
Ao fim do programa, como de costume, Rafaell informou ao convidado sobre o quadro que consiste na escolha de um outro político para receber uma ligação ao vivo. Em tom de brincadeira, Millas pergunta se Emanuelzinho ligaria para o também deputado federal Abílio, e a resposta positiva surpreendeu aos apresentadores, que rapidamente compartilharam o contato de Brunini.
Na rápida chamada, os parlamentares falam sobre terem uma relação cordial e Abílio cita que sempre pergunta como Emanuelzinho vai se posicionar sobre um tema para poder se colocar do lado oposto. O vice-líder do governo na Câmara Federal finaliza a ligação pedindo para que o colega salve seu contato na agenda.
Para quem não conhece bem o trabalho e a vida do jovem deputado mato-grossense, essa entrevista é uma boa chance para saber um pouco mais sobre a atuação parlamentar de Emanuel Pinheiro Neto e de dar boas risadas com a condução de Rafaell Millas ao bate-papo.