As cidades mato-grossenses receberão as unidades habitacionais pelo Minha Casa Minha Vida; anúncio da primeira seleção de propostas para a Faixa 1 foi feito pelo governo federal
O vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) comemorou o anúncio feito pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro das Cidades Jader Filho sobre a primeira etapa do processo de implementação do novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) feito na tarde desta quarta-feira (22), durante cerimônia no Palácio do Planalto.
Durante o evento, foram divulgadas as propostas selecionadas para a construção de 1396 novas unidades habitacionais nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os oito empreendimentos nas duas cidades beneficiarão famílias da Faixa 1, com renda bruta familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00), contemplando prioritariamente o público do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
Segundo o deputado emedebista, a questão habitacional sempre foi um de seus focos desde o primeiro mandato na Câmara Federal. “Temos trabalhado intensamente pela pauta habitacional em Cuiabá e por todo o estado, fazendo articulação com o governo federal para garantir o programa habitacional, a fim de assegurar dignidade para as famílias mato-grossenses. Fizemos toda a articulação necessária para que o Residencial Nico Baracat, em Várzea Grande, fosse liberado, e é assim que queremos continuar até o fim do mandato do presidente Lula: realizando o sonho de milhares de famílias cuiabanas e várzea-grandenses que, pela primeira vez, pegam as chaves de sua casa própria”, explicou.
As novas residências serão construídas com o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), atendendo as novas regras estabelecidas após a retomada do programa. Critérios como proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda, salas para biblioteca, entre outros, foram considerados.
Para Emanuelzinho, a construção destes imóveis não só realiza sonhos, mas também transforma realidades. “Com as unidades que já foram entregues e com a ampliação do Minha Casa Minha Vida até 2026, em breve, muitas famílias mato-grossenses terão a oportunidade de realizar esse sonho de ter o seu cantinho. Por isso, seguiremos trabalhando para fortalecer os programas do governo federal em Mato Grosso, pois, assim, vamos dia após dia, mudando o cenário de desigualdade e devolvendo a dignidade e o sorriso da nossa gente que tanto trabalha e merece colher”, concluiu.