O vice-líder do governo convidou o Ministro do Desenvolvimento Social para o evento de inauguração do programa e ainda conversaram sobre possível colaboração do governo federal no projeto cuiabano
Na tarde da última terça-feira (22), o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias (PT-PI), na sede do Ministério, em Brasília (DF).
Durante o encontro, o parlamentar emedebista apresentou ao ministro Wellington iniciativas de combate à pobreza e fome de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, dando destaque ao programa Cuiabá de Prato Cheio, ação da Prefeitura da cidade – idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência juntamente com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama -, voltada ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.
Em conversa sobre o programa lançado no final de junho deste ano, o ministro e o deputado mato-grossense articularam uma parceria do governo federal, via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para que os alimentos utilizados no projeto sejam adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), medida do governo federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social.
“O programa Cuiabá de Prato Cheio antes mesmo de ser lançado já é um êxito por oferecer de forma descentralizada refeições de qualidade para o povo cuiabano em situação de insegurança alimentar. Mas, uma parceria desse porte do governo federal, via Conab e Ministério do Desenvolvimento, daria um salto ainda maior, pois também beneficiaria os produtores familiares mato-grossenses. Vamos avançar nas conversas nesse sentido para concretizar essa iniciativa”, destacou Emanuelzinho.
O Programa Cuiabá de Prato Cheio tem como objetivo acesso a uma alimentação equilibrada, de qualidade, quantidade suficiente e nutricionalmente adequada àquelas pessoas consideradas em situação de insegurança alimentar à preços populares. A iniciativa contará com 20 restaurantes credenciados, em 14 regiões do município de Cuiabá, para ofertar refeições à população de baixa renda – famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo- , cadastradas junto ao Cadastro Único- CadÚnico.
A ideia principal do novo programa é descentralizar a política de segurança alimentar hoje presente no Restaurante Popular, situado na região central da cidade, que fornece à sociedade em torno de 1,2 mil refeições por mês. Além disso, o projeto irá ampliar o número de refeições populares oferecidas por dia na capital, passando para 26 mil refeições mensais, ao valor de R$ 2,00 para os assistidos, e com subsídio da prefeitura de quase 80% do valor integral da refeição para o restaurante.
A estimativa da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá é atender em torno de 15 mil famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os estabelecimentos funcionarão de segunda a sábado, das 11 às 14 horas, exceto em feriados, e o limite será de 1.000 refeições fornecidas diariamente.
Agora, as tratativas para essa parceria entre os executivos federal e municipal devem acontecer no próximo dia 22 de setembro, em Cuiabá, data na qual será a inauguração do Programa Cuiabá de Prato Cheio com a presença do Ministro Wellington Dias.