O estado ocupa o segundo lugar em investimentos na região Centro-Oeste, na nova edição do programa anunciado pelo governo federal na semana passada
O vice-líder do governo Lula na Câmara deputado federal Emanuel Pinheiro Neto celebrou o anúncio de R$ 60,6 bilhões em investimentos em Mato Grosso através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC – nos próximos 4 anos, feito pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Casa Civil Rui Costa em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ) na manhã da última sexta-feira (11).
Conforme os dados apresentados pelo governo federal, Mato Grosso será o segundo estado que mais receberá recursos do Novo PAC na região Centro-Oeste, destinados ao aprimoramento da infraestrutura para melhorar a vida da população mato-grossense. No conjunto de obras do programa, estão algumas das mais importantes para Mato Grosso, como o término das obras da BR-158 – Contorno da Terra Indígena e da BR-242 – Gaúcha do Norte – Santiago do Norte; além de moradias do Minha Casa Minha Vida.
O deputado federal mato-grossense destacou que esse novo pacote de investimentos do governo federal vai, enfim, concluir algumas das principais reivindicações da população do estado. “Algumas as obras que estão previstas no Novo PAC são demandas antigas e muito aguardadas pelo povo mato-grossense, como a finalização das obras das BRs 158 e 242, as quais, inclusive, articulei uma reunião em junho, com o Ministro dos Transporte Renan Filho junto aos vereadores e prefeitos da região do Vale do Araguaia, para a retomada e finalização dessas duas importantes rodovias. Sem dúvidas, esse é um pacote de investimentos muito importante do governo federal no estado, já que Mato Grosso é um dos maiores produtores agropecuários do país e necessita dessas estradas para suporte logístico”, relembrou.
Serão 9 eixos de investimentos do programa, e em todos eles o estado será contemplado, são eles: Água para todos; Cidades Sustentáveis e Resilientes; Educação, Ciência e Tecnologia; Inclusão Digital e Conectividade; Inovação para a Indústria da Defesa; Infraestrutura Social Inclusiva; Transição e Segurança Energética; Transporte Eficiente e Sustentável; e Saúde
Com uma forte cooperação entre governo federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, as principais marcas do novo programa são gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.
Segundo o vice-líder do governo, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento é mais um acerto do presidente Lula em estimular o desenvolvimento do país. “O Novo PAC voltou, com ações para melhorar a infraestrutura do país, a fim de promover maior desenvolvimento socioeconômico para a população e o crescimento do Brasil. Dessa maneira, o governo federal pretende mudar a vida e transformar realidades no Brasil de hoje e das gerações futuras, olhando com cuidado para a população do Mato Grosso”, finalizou.