O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados alegou a política de manutenção da taxa de juros alta praticada pelo Banco Central só favorece a especulação financeira
Na noite de ontem (06), durante discurso em tribuna no plenário da Câmara dos Deputados, o vice-líder do governo, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, afirmou que a taxa de juros no Brasil não se justifica e está beneficiando apenas os rentistas, e não o Brasil e o povo brasileiro.
Segundo o parlamentar mato-grossense, a medida de aumentar os juros para conter a inflação até pode ser utilizada em alguns casos, mas não há necessidade de fazer isso no atual momento econômico do país, pois outras ações conjuntas vêm sendo tomadas pelo governo federal para garantir o crescimento econômico.
“O problema inflacionário no Brasil sempre foi ocasionada por dois fatores: combustível e câmbio, e o governo do presidente Lula tem enfrentado essas duas questões de forma muito eficaz, possibilitando a queda da inflação e o crescimento da economia, apesar dos juros de 13,75% que o Banco Central insiste em não abaixar”, enfatizou.
O deputado emedebista ainda complementou dizendo que as duas ações responsáveis por essa redução da inflação são o fim da Política de Preço de Paridade de Importação da Petrobrás e o Novo Regime Fiscal Sustentável.
“A mudança da Política de Preços da Petrobrás, que privilegiam o povo e não os acionistas, têm provocado frequentes quedas no valor do combustível, principalmente na gasolina e no diesel. Já em relação ao câmbio, a aprovação do Novo Arcabouço Fiscal, conseguiu dar a sinalização para o mercado nacional e internacional de que há um ambiente de confiança e favorável para investimentos no Brasil”, explicou ele.
Ele também destacou que esse conjunto de providências beneficiam a economia do país e a qualidade de vida da população. “Com essas duas medidas, a gente conseguiu abaixar a taxa de câmbio e reduzir a inflação, e quem ganha com isso é o povo brasileiro”, disse.
O vice-líder do governo na Câmara Federal ainda ressaltou que, com o bom cenário atual da economia brasileira, os juros colocam entraves para que haja ainda mais desenvolvimento no país. “A taxa de juros a 13,75% pode provocar fechamentos de empresas e desemprego, contraindo a economia como um todo”, afirmou.
Por fim, o deputado da base governista salientou mais uma vez que quem tem lucrado com juros tão altos são os rentistas. “Não há justificativa razoável ou plausível para se manter juros dessa natureza, a não ser para interesse rentistas e da especulação financeira. Fora isso, quem está sendo prejudicado não é o governo Lula, é o Brasil como um todo. Quem está saindo no prejuízo é o povo brasileiro trabalhador”, declarou Emanuelzinho.