Juntamente com o vice-líder do governo na Câmara, o deputado estadual Barranco e a ex-deputada Professora Rosa Neide organizaram a agenda no ministério, para dar apoio ao movimento de prefeitos e vereadores do Vale do Araguaia e confirmar o compromisso do governo federal com a região
Na noite da última quarta-feira (21), o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), juntamente com a Diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a ex-deputada federal Professora Rosa Neide (PT), e dos deputados estaduais de Mato Grosso, Valdir Barranco (PT) e Dr. Eugênio (PSB), estiveram na reunião do Ministro dos Transportes, Renan Filho, com o Movimento de Prefeitos e Vereadores da Região do Vale do Araguaia, na sede do Ministérios dos Transportes, em Brasília.
Sob a pauta da retomada das obras das BRs 158 e 242, o encontro contou com a participação de prefeitos e vereadores de Vila Rica, São Félix do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Querência, Porto Alegre do Norte, Santa terezinha, Nova Nazaré, Alto da Boa Vista, Confresa, Canarana e Canabrava do Norte, que puderam expor as necessidades de seus municípios no que diz respeito a obras de infraestrutura nas estradas que perpassam pelo Vale do Araguaia.
O vice-líder do governo explicou, durante a reunião, que após solicitação do deputado estadual Barranco, ele articulou o encontro com o Ministro Renan por entender a importância do diálogo dos municípios com a esfera federal. “Trouxemos hoje essa comitiva do Vale do Araguaia aqui por que é importante que a gente faça essa comunicação do governo federal com os senhores, que são representantes das cidades mato-grossenses, para que a gente consiga levar as informações do Ministério para a população das cidades em que os senhores atuam”, completou.
O deputado federal mato-grossense ainda complementou que as reivindicações que a frente de prefeitos e vereadores trazem são antigas e que, no governo passado, não foram resolvidas. “Estamos aqui com um time de prefeitos, vereadores e deputados estaduais extremamente atuantes e que há anos lutam por essa pauta, especialmente pelas obras nas BRs 158 e 242, e que tem uma responsabilidade muito grande com a região do Araguaia”, salientou.
O parlamentar emedebista ainda salientou que, nas gestões passadas do Presidente Lula, houve muitas as obras nas estradas mato-grossenses, e que a expectativa da população é que elas sejam retomadas. “Parabenizo aqui meus companheiros pelo movimento e a luta. Me coloco também à disposição, enquanto vice-líder do governo, de sempre estar com vocês e ajudar esse movimento a ganhar mais voz, pois a gente tem essa entrada no governo federal, especialmente com os ministros. Agradeço também ao ministro Renan Filho que está aqui recebendo a todos nós, nos dando a oportunidade de nos manifestar, e reafirmando o compromisso de que, nesses próximos 4 anos, o governo federal terá um olhar especial pro Vale do Araguaia”, frisou ele.
Durante a reunião, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e a equipe do ministério puderam apresentar o orçamento e os projetos da pasta para 2023 e os próximos anos em Mato Grosso. De acordo com dados exibidos pelo ministro, apenas em 2023, o valor total que será investido nas rodovias federais de Mato Grosso será de R$ 995,5 milhões, valor 3,5 vezes maior do que o destinado para essa área em 2022 — no último ano do governo anterior, o valor investido para manutenção, construção e adequação das estradas foi de R$ 281,1 milhões.
Os parlamentares e chefes do executivo presentes também tiveram ciência das principais ações do Ministério dos Transportes no estado. Além das BRs 158 e 242, outras rodovias como as 163, 230, 155, 080, 364, 070, 060, 452, 174, e as ferrovias 170 (a Ferrogrão), no trecho compreendido entre Lucas do Rio Verde e Sinop até Miritituba/PA, e 354 (Ferrovia de Integração do Centro Oeste – FICO), no segmento entre Água Boa e Mara Rosa/GO.