O deputado federal sublinhou os avanços em índices macroeconômicos importantes que apontam o crescimento econômico do país durante a visita da Ministra do Planejamento e Orçamento
Nesta quarta (21), o vice-líder do governo, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, participou da reunião de comparecimento da Ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização Financeira e Controle, e Finanças e Tributação, esta última da qual o deputado faz parte, para tratar a respeito dos temas queda da taxa de juros e gastos com o INSS.
Na reunião, o parlamentar mato-grossense afirmou que o governo Lula tem conseguido combater os principais problemas que existem na economia brasileira atualmente. “Os grandes males que afetam a qualidade de vida do povo brasileiro, resumidamente, são o desemprego, a inflação, desigualdade de renda e dificuldade no acesso ao crédito, e o governo Lula tem enfrentado todos esses problemas e, inegavelmente, O Brasil tem avançado nessas questões, assim como todos os índices macroeconômicos nos mostram”, declarou.
O vice-líder do governo também ressaltou que, diferente do que muitos dizem, a retomada do crescimento da economia do Brasil não é sorte, mas fruto de um conjunto de medidas que o governo tem tomado a respeito das políticas econômicas brasileiras.
“O que tem sido diferente no Brasil agora no governo Lula é que há confiança na institucionalidade e segurança na democracia brasileira. Em seis meses, já temos o aumento real do salário mínimo, a volta do Programa Mais Médicos, a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, o aumento do Bolsa Família, a aprovação do Novo Regime Fiscal Sustentável, a queda da inflação, a previsão de crescimento do PIB, as quedas constantes do Dólar frente ao Real, e aumentos seguidos da bolsa”, salientou ele.
Por fim, o deputado emedebista assinalou que a tão anunciada Reforma Tributária, que deve entrar na pauta da Câmara Federal em breve, é extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país. “A Reforma Tributária irá ajudar a dizimar os efeitos que o nosso Sistema Tributário Regressivo tem sobre, especialmente, os Sistemas de Seguridade Social, de Saúde e de Previdência Social e de Assistência Social. A aprovação da reforma vai fazer com que o país avance naquilo que ele tem o potencial em termos de produtividade e crescimento econômico”, complementou.
Durante o encontro, Simone Tebet parabenizou a contribuição da Câmara dos Deputados na construção do texto do Novo Regime Fiscal Sustentável, que agora está sendo analisado pelo Senado, e defendeu que a Reforma Tributária seja aprovada, pois, conforme opinião da ministra, o cenário atual é o ideal para a realização das mudanças na tributação brasileira.