Durante o evento, o deputado frisou a importância do governo e de políticas públicas do Ministério para o fomento da agricultura e o benefício dessas medidas para o país
Nesta quarta-feira (26), às 10h, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), esteve na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para participar da reunião de comparecimento do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O encontro se debruçou sobre os temas das diretrizes e os programas prioritários do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para o ano de 2023 e os incentivos para a produção do mel no Brasil.
Na ocasião, enquanto líder do Governo, o deputado reeleito defendeu a atuação do governo nesses quatro meses de mandato, e ressaltou que o Presidente e seus ministros valorizam o agronegócio, apresentando dados da era Lula no passado e hoje. “Esse governo tem compromisso e acredita no verdadeiro agro. O agro real, como o senhor bem disse, pois não se pode chamar de agro quem tem interesse em desmatar, não pode se chamar de agro quem tem interesse numa produção que não seja limpa, e ecologicamente correta e saudável”, declarou o parlamentar.
Emanuelzinho relembrou o legado dos dois mandatos anteriores do chefe do executivo no que diz respeito aos investimentos em Agricultura, realizando diversas ações em prol tanto dos pequenos e médios produtores quanto dos grandes agricultores brasileiros. “O exemplo do histórico dos governos Lula com o investimento no agronegócio, a gente tem, com o aumento em 335% do Plano Safra, que funciona como linhas de financiamento com crédito subsidiado pelo governo, de 2003 até 2016. Isso mostra a crença do Presidente Lula e um alinhamento em harmonia com o agro, especialmente por acreditar e termos a consciência que o agronegócio, a partir da grande pauta exportadora que tem, é importante para a entrada de divisas para o país, que estabiliza o câmbio, e, de certa forma, evita a contaminação da inflação por variações cambiais”, complementou.
Por fim, o parlamentar assinalou que o crescimento e o fortalecimento do agronegócio nos governos Lula anteriores foi devido a uma coordenação do Estado para que houvesse investimentos e retorno para a sociedade brasileira. “Todos os projetos e programas que envolvem o fortalecimento do agro são importantes para a fortificação da agricultura familiar, que também deve ter o mesmo investimento que o Estado brasileiro fomentou para o agronegócio”, salientou o deputado.
Dentre as muitas medidas anunciadas pelo Ministro Paulo Teixeira para os próximos quatro anos na pasta de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, estão a ampliação do Plano Safra para pequenos agricultores, a volta do investimento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a parceria com o Ministério da Indústria, comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para produção de bens capital, como maquinário e na ampliação industrial da produção de fertilizantes.